O processo de transição capilar da atriz Taís Araújo | +ATIVA O processo de transição capilar da atriz Taís Araújo – | +ATIVA

Últimas Notícias

O processo de transição capilar da atriz Taís Araújo

7, dezembro 2016 | Por Redação

 

Uma das atrizes brasileiras mais empoderadas da atualidade, Taís Araújo constantemente usa suas redes sociais para exaltar a beleza e força da mulher negra, além de ser uma ativista da luta contra o racismo. E nesta semana, ela postou em seu Instagram uma montagem de fotos com diferentes visuais que já exibiu, para falar sobre o processo de transição capilar pelo qual passou.

Esse foi o processo de transição capilar da atriz Taís Araújo. (Foto: Instagram)
Esse foi o processo de transição capilar da atriz Taís Araújo. (Foto: Instagram)

A transição capilar de Taís Araújo

Uma pesquisa da L’Oréal revelou que 56% das mulheres brasileiras têm cabelo cacheado ou crespo e, desse total, 63% delas desejam ter cabelo liso. Esse é um dado que mostra a influência que a indústria de cosméticos, a publicidade e a mídia têm sobre o padrão estético, privilegiando por tantos anos mulheres com esse tipo de cabelo.

No entanto, isso tem mudado e, no Brasil, a atriz Taís Araújo é uma das principais referências quando se trata do empoderamento das meninas negras. No texto que publicou, Tais chegou a dizer que após tantos anos usando química, nem se lembrava como era o seu cabelo e quando começou a transição capilar, o processo nem tinha esse nome. Para ela, foi preciso muita paciência e criatividade para encontrar penteados, escovas e tranças para passar por esse momento. Confira o texto abaixo:

Meninas, preciso dizer que passei por esse momento aos olhos de vocês. Lembram da minha personagem “Cobras e Lagartos”, a Ellen? Eu estava em transição! Da Alicia de “A Favorita”? Estava em transição! Lembram da Helena? Estava em transição! E ainda depois de passar por tudo isso e conquistar o cabelo que eu queria, eu passei a tesoura e cortei bem curtinho e comecei tudo de novo!

Maluca? Um pouco, talvez. Decidi compartilhar um pouco da minha história com vocês para que saibam que vale a pena esperar, que é difícil sim, mas é tão legal a gente se olhar no espelho e se reconhecer como realmente é e gostarmos de ser como somos. Mudar é legal também, vale tudo, só não vale ser quem você não é! Lisa, cacheada, crespa, careca… não importa! Seja quem você é e sinta-se bem como você quiser”, finalizou a atriz.

transicao-capilar-Doutissima-iStock-Getty-Images
Transição capilar consiste na eliminação gradativa de químicos do cabelo. Foto: iStock, Getty Images

Transição capilar: como fazer?

A hair stylist Eduarda Rodrigues, do Eduarda Rodrigues Studio Hair & SPA (RJ), explica que transição capilar é o processo de recuperar a textura e a estrutura natural do cabelo crespo, ondulado ou cacheado, abandonando completamente a química.

Para começar a transição capilar, há várias alternativas. “O corte radical, mais conhecido como ‘big chop’ consiste na retirada de toda a parte com química do cabelo. Mas nem sempre ele é obrigatório”, esclarece Eduarda. É possível, também, eliminar as mechas com químicas aos poucos.

O tempo de duração de uma transição capilar, conforme salienta a especialista, depende de cada pessoa. “É natural levar um tempo para que o cabelo esteja completamente livre da química. Esse tempo depende muito do crescimento do cabelo e de sua adaptação à nova, ou melhor, antiga textura”, enfatiza.

Cuidados durante a transição capilar

Para assegurar bons resultados a partir do corte e da sequência da transição capilar, é importante que a mulher tome alguns cuidados bem específicos. “Para que o novo cabelo cresça de forma forte e saudável, sem falhas, a hidratação é essencial”, sublinha a expert.

Eduarda chama atenção, igualmente, para algumas práticas que não se referem diretamente aos cabelos, mas que têm influência direta sobre eles. “Consumir bastante água e manter uma alimentação saudável são hábitos que intervêm muito no crescimento do cabelo”, recorda. Por isso, a hidratação é de fundamental importância.

Outro aspecto que deve ser considerado é que o cabelo novo que surge após a transição, chamado de “scab hair”, ainda é relativamente frágil para assumir sua forma 100% natural. “Por isso, nesse período, texturizar as mechas ajuda na definição dos cachos”, aponta Eduarda.

Além disso, no decorrer do crescimento dos novos fios de cabelo naturais, é imprescindível manter os mesmos cuidados necessários no início da transição capilar. Dessa forma, uma visita periódica ao salão de beleza sempre é bem-vinda, para garantir cachos bonitos e saudáveis.

“O ideal é hidratar sempre. É bom investir em alguns tratamentos profundos, com máscaras e massagens capilares”, sugere a hair stylist. Durante a transição, se você ficar incomodada com a textura dupla dos fios – meio lisos e meio cacheados – a dica é investir em um bom leave-in ativador de cachos.

Amassar suavemente os fios com as mãos após a aplicação do produto já garante o efeito crespo. Dessa forma, é possível assegurar madeixas onduladas dignas de celebridades como Taís Araújo e Sheron Menezzes.

E você pretende passar pela transição capilar? Para saber mais dicas sobre cabelos, não deixe de acompanhar o nosso site.

O post O processo de transição capilar da atriz Taís Araújo apareceu primeiro em Doutíssima.

Comentário estão suspensos.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
CLOSE
CLOSE