Entenda as causas das varizes e como evitar esse problema | +ATIVA Entenda as causas das varizes e como evitar esse problema – | +ATIVA

Últimas Notícias

Entenda as causas das varizes e como evitar esse problema

31, outubro 2016 | Por Redação

Para muitas mulheres, as varizes são um verdadeiro pesadelo. Além de ser uma questão estética, o problema ainda pode causar dores, inchaços e desconfortos. Em alguns casos a cirurgia é necessária. E uma dúvida comum de quem sofre com varizes é se o uso constante de salto alto colabora para esse problema.

Segundo a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, médica do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, não existe consenso em literatura científica em relação a isso. No entanto, alguns estudos sugerem que exista um prejuízo no retorno venoso com o uso do salto. “Também devemos levar em consideração que o seu uso contínuo causa alteração de postura, encurtamento de tendão de Aquiles e uma série de problemas ortopédicos”, alerta a médica. Mas além deste tipo de calçado, outros fatores colaboram para o aparecimento de varizes.

Quais as causas das varizes?

Entenda o que pode colaborar para o surgimento desse problema:

Genética, idade e sexo

De acordo com a especialista, esses são os três principais fatores de risco para o desenvolvimento das varizes. “Enquanto o fator genético é preponderante, o envelhecimento é um agravante; além disso, as mulheres são mais propensas ao desenvolvimento das varizes por influência hormonal, já que têm as veias mais flácidas que os homens”, explica.

Obesidade e sedentarismo

A obesidade, ficar muito tempo em pé ou sentado, com as pernas cruzadas, ou curvadas também podem comprometer a circulação. “As varizes do sistema venoso externo podem doer, arder, dar sensação de peso às pernas e tornozelos, coçar, incomodar esteticamente e, dependendo do grau, levar a úlceras varicosas”, comenta.

Gravidez

A progesterona aumenta a dilatação de todas as veias do organismo. Por isso o aparecimento de varizes é tão comum entre grávidas. Além disso, segundo a médica, o crescimento do feto eleva a pressão nas veias das pernas. “Para minimizar o problema, a recomendação é o uso de meias de compressão a partir do segundo mês de gravidez. O ideal é colocar pela manhã e tirar apenas na hora de dormir”, recomenda.

Anticoncepcional

O anticoncepcional é um fator agravante, por ser hormonal. “Além disso, a pílula aumenta a incidência de tromboflebite (inflamação da veia com formação de coágulo). Por conta do estrogênio, o método contraceptivo oral também aumenta o número de vasinhos”, explica a angiologista.

Como tratar as varizes?

A médica afirma que a prática de exercícios aeróbicos (nadar, correr, caminhar e pedalar) é o mais recomendado para mexer o corpo e fugir do sedentarismo, que é o principal vilão para o surgimento das varizes.

A forma de tratamento do problema varia em cada caso, que precisa ser avaliado pelo especialista. “Pode ser por meio da escleroterapia (substância química injetada dentro da veia), uso de lasers e radiofrequências, ou procedimentos que combinem as técnicas”, explica. Cirurgias também podem ser indicadas, dependendo da situação.

E você? Já sofreu com esse problema de varizes? Para saber mais sobre saúde da mulher, não deixe de acompanhar o Vivo Mais Saudável.

Comentário estão suspensos.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
CLOSE
CLOSE